Cuidados com sua PISCINA.

Quem é que não gosta de ficar numa piscina bem limpinha e com a certeza que a água não fará mal a nossa pele, ainda mais nesse calorão que anda fazendo??? Mas para isso é preciso alguns cuidados porque é no verão que o fluxo de banhistas tanto nos condomínios quanto nas residências aumentam. 
Por essas razões achei que algumas dicas que encontrei irão ajudar no trato dessas maravilhas que nos refrescam... mas digo uma coisa, caso não consigam fazer ou achem trabalhoso (dá trabalho sim!), aconselho a chamar empresas especializada ou pessoal qualificado para o serviço.


Primeiro de tudo antes mesmo de limpar e tratar a água, é preciso verificar se motor, bomba e sistema de filtragem estão em bom funcionamento. 
Esse filtro da Dancor já vem com a bomba junto.
Se não estiver tudo certo com esses equipamentos, a aplicação dos produtos para o tratamento da água não vai surtir o efeito desejado, o que pode causar doenças, principalmente de pele.

Após a verificação do maquinário o próximo passo é fazer os testes de PH, que mede a acidez da água (o resultado deve estar entre 7.0 e 7.4); de alcalinidade (entre 1.0 e 3.0 ppm, isto é, partes por milhão); e de granulação de cloro (entre 80 e 120 ppm). 
A verificação pode ser feita pelo próprio morador ou por um funcionário, no caso de edifícios.
No verão, a medição de PH, alcalinidade e cloro deve ser feita diariamente em edifícios e semanalmente em residências. Nas outras estações, a verificação pode ser reduzida pela metade - explica o técnico em tratamento de água da hth, Fábio Forlenza, conhecido como Dr. Piscina.
Uma forma simples de testar a água a ser tratada é colocá-la em um balde, adicionar uma colher de sopa de cloro granulado e aguardar uma hora. Caso haja reação química, ou seja, se a água escurecer, significa que ela possui um alto nível de metais e será necessário tratá-la antes de realizar qualquer outro tipo de procedimento.

Além do tratamento químico da água, a manutenção física é igualmente importante. Durante o verão, a peneiração pode ser feita todos os dias. 

Nela é retirada a sujeira grossa que, normalmente, fica em suspensão, como insetos, folhas, cabelos, restos de comida e outros pequenos objetos. A aspiração deve ser feita a cada dois dias e a escovação, de 15 em 15 dias. Nas demais estações, esses procedimentos podem ser feitos quando necessário.

Os bronzeadores e protetores, considerados vilões do bom visual da água, podem ter seus efeitos atenuados com eliminadores de oleosidades, encontrados em lojas especializadas. Outra questão que vai do bom senso de cada morador é não utilizar a piscina em caso de doença de pele ou outras infecções transmissíveis pela água. Nos condomínios, é essencial que se exija o atestado médico atualizado.
Ao contrário do que muitos pensam, não é necessário realizar a troca da água das piscinas.
Trocar só porque alguém acha que a água está há muito tempo na piscina não justifica, é desperdício. Ao longo de um ano, apenas com o movimento natural das pessoas na piscina e da manutenção, toda a água vai sendo renovada gradativamente. Como a água evapora, os banhistas saem molhados ou jogam gotas para fora, a piscina vai perdendo água, que é reposta toda semana para se manter o nível - explica o técnico da hth.
Medidas para evitar a presença do mosquito da dengue - Lembre-se de que o verão é a estação predileta dos mosquitos da dengue. 
Para evitar a presença dos insetos, é importante repor o cloro a cada dois dias, impedindo o desenvolvimento da larva do mosquito. A limpeza de bordas também é importante. Ninguém quer entrar em uma piscina com aquelas crostas em sua borda! É questão de higiene também!

Fonte: ZAP

1 comentários. Clique aqui para comentar!:

Lele postou o comentário número:

Muito pertinente e úteis essas dicas.
Bjks
Lenita Abreu
http://lennitaa.blogspot.com

Real Time Web Analytics